Santa Rosa (55) 3512-5711 99628-8186 | Ijuí (55) 3333-0900 | Santa Cruz do Sul (51) 3715-6766

Pneu off-road, misto ou all terrain? Como escolher o mais adequado? A Continental explica

  • Entenda como optar pelo pneu mais adequado ao perfil de utilização do seu veículo
  • Na hora de escolher o pneu ideal é importante levar em consideração qual será uso do veículo: off-road (de verdade), misto ou all terrain

São Paulo, 16 de março de 2021 – Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro, SUV ou picape enfrenta. E há uma razão para isto. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

É importante destacar que o mundo on-road e off-road também são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construção são quase antagônicos: você ganha aqui e perde lá. 

No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros é o conforto. Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invés do impacto com a pista. Já no mundo off-road, a atenção se volta para o terreno que o pneu terá que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem à banda. O desafio aqui é desenvolver um produto capaz de entregar tração nesse tipo de piso. 

A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais de peso. A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras.

Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio. É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados ​​por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade. 

Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante o motorista levar em consideração exatamente qual será uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.


Confira alguns exemplos:

Tenho um sítio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra” – o ideal é utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve: Pneu ContiCrossContact LX2

Meu uso é alternado, uso muito meu veículo na fazenda e no asfalto também” – o indicado é um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de condução no asfalto e no off-road: Pneu Grabber A/TX

Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veículo vive no barro” – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama como na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos desafiadores: Pneu Grabber X3

Pin It on Pinterest